terça-feira, 5 de maio de 2009

Crítica - Clownssicos

O programa do espetáculo Clownssicos, da Cia. do Giro,diz que no espetáculo, uma companhia de clowns decide montar grandes clássicos da literatura mundial para mostrar que não lida somente com temas "medíocres" que suscitam o riso. 
Assim, os personagens revelam toda a sua capacidade interpretativa em uma montagem contemporânea que resgata os dramas e as tragédias vividos por Édipo, Jocasta, Medéia, Romeu e Julieta, Hamlet, Ofélia, Macbeth e sua Lady, François e Nicole, Masha e Medvedenko. 
Para fazer uma ligação entre o cômico e o trágico, a montagem vale-se da metalinguagem, "o teatro dentro do teatro".


Doce Ilusão, o que se vê são atores (Adriano Basegio, Daniela Carmona, João Pedro Madureira, Larissa Sanguiné, Laura Leão, Leo Maciel) destruindo completamente os maiores clássicos mundiais, desmoralizando e ridicularizando toda uma cultura teatral calcada no que é bom.
Não dá pra entender o porque desta montagem chula e mal feita em todas as duas intenções e nuances.
A peça não traz nada de novo, interessante, crítico e relido (o que é basico num clown).
Qualquer espectador que não conheça os grandes clássicos, o que infelizmente no Brasil é uma verdade, sairá deste "Clownssicos", completamente decepcionados com os "GRANDES" Sófocles, Tchekcov, Shakespeare, etc... Estes autores seram entendidos como se escrevessem apenas banalidades, boçalidades e bizarrices idiotas e infundadas.
Uma forma apelativa e infundada de encenação do início ao fim do "Espetáculo". Na verdade um erro grotesco da diretora e autora da peça Daniela Carmona, que também no programa, se gaba de ter estudado com os grandes mestres da arte clownesca. Parece não ter entendido nada que estudou.
Enfim em todo o conjunto do trabalho só existe uma palavra a defini-lo: LAMENTÁVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário