sábado, 2 de maio de 2009

Crítica - Cachorras Quentes


Com texto de Luis Carlos Góis e direção de Marcus Alvisi, o espetáculo Cachorras Quentes fala sobre os problemas do universo de duas amigas roteiristas hipocondríacas e que sofrem de uma síndrome de perseguição exacerbada. As duas dividem o mesmo apartamento no leblon e estão envoltas com a necessidade de entregar um roteiro para um programa de tv no qual trabalham.
Paralelamente, mais três histórias são desenvolvidas: Vanusa (Gianne), uma professora de boas maneiras, endividada e com uma longa trança, que deixa arrastar no chão como o carma de sua vida. Já a romântica e solitária Virnalise (Letícia) vê sua vida mudar ao assistir, pela janela de seu apartamento, uma cena reveladora. As irmãs hipocondríacas Iracêmia (Gianne) e Irênia (Letícia) dividem o leito do hospital e competem pelas piores doenças, na disputa pela atenção de todos. As emoções do enredo oscilam entre o drama e a alegria que as mulheres partilham entre si e que os homens desconhecem.
Tudo estaria em perfeita ordem se a peça fosse um espetáculo de esquetes distintas e não se tentasse uma conecção entre as cenas e as duas roteiristas citadas inicialmente. O que se vê é um emaranhado de cenas sobrepostas numa confusão cênica que torna impossível uma sequência lógica do enredo. Se houve alguma pretensão de se obter uma relação com os filmes Robert Altman, não se conseguiu. os cortes bruscos citados no programa do espetáculo não ficam bem resolvidos. A iluminação de Carlos Lafert e de Alvisi é básica e não ajuda em nada o ambiente a que se propõe o espetáculo, o cenário de Clívia Coen é confuso e não delimita bem os espaços/lugares onde se passam as cenas, os figurinos de Bettine Silveira são funcionais e a trilha sonora de Alvisi não personifica nenhum momento as cenas.
O que realmente se salva são as interpretações de Gianne Albertoni e Letícia Isnard que defendem muito bem seus personagens e conseguem tirar boas gargalhadas da platéia. 
Talvez o espetáculo Cachorras Quentes deveria ser revisto por autor e diretor, provavelmente consega melhores resultados caso isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário