terça-feira, 28 de abril de 2009

Crítica - Farsa da boa preguiça

Ariano Suassuna , autor de "Farsa da boa preguiça," dispensa apresentação, mas nunca é demais ressaltar que o trabalho do romancista e dramaturgo é uma das mais importantes referências da literatura brasileira. Fundador do “Movimento Armorial”, Ariano tem sua obra permeada por valores e personagens da cultura popular nordestina e de clássicos da literatura universal. O autor dos célebres “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, é o poeta das raízes mais fundas da nacionalidade, um defensor militante da cultura do Nordeste, tendo sido comparado a Dante e Cervantes.
"Farsa da boa preguiça ", narra a história de Joaquim Simão (Guilherme Piva), poeta de cordel, pobre e "preguiçoso", que só pensa em dormir. Joaquim é casado com Nevinha (Daniela Fontan), mulher religiosa e dedicada ao marido e aos filhos. O casal mais rico da cidade, Aderaldo Catacão (Ernani Moraes) e Clarabela (Bianca Byington), possui um relacionamento aberto. Aderaldo é apaixonado por Nevinha e Clarabela quer conquistar Joaquim Simão. Três demônios fazem de tudo para que o pobre casal se renda a tentação e caia no pecado, enquanto dois santos tentam intervir. Jesus observa e avalia tudo. A partir daí, situações inusitadas e muito divertidas fazem deste texto uma das peças mais divertidas do teatro brasileiro.
A encenação de João da Neves é sem dúvida a melhor que "Farsa..." já teve. O conteúdo de cada história fica bem claro, da forma que Suassuna concebeu. O diretor foi perspicaz ao ressaltar a qualidade do texto durante toda a peça, mantendo a peça em tom festivo o que aproxima e muito a platéia do espetáculo. A luz de Paulo César medeiros, a cenografia de Ney Madeira e os figurinos de Rodrigo Cohen se equilibram e ressaltam o clima festivo e nordestino da peça. Também estão perfeitas a movimentação cênica dirigida por Duda Maia, a direção de mamulengos de Gil Conti e a preparação vocal de Carol Futuro. 
O elenco formado por Guilherme Piva, Daniela Fontan, Bianca Byington, Ernani Moraes, Leandro castilho, Vilma melo, Flávio Pardal e Francisco Salgado, estão absolutos no universo de Suassuna e passam uma alegria imensa na interpretação de seus personagens. Vale muito a pena assistir este espetáculo simplesmente maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário