segunda-feira, 20 de abril de 2009

Crítica - A Mais Forte, Estruturada

August Strindberg é o criador do expressionismo e do teatro intimista. Através de seu texto forte, inteligente e cheio de informações nas linhas e entrelinhas vai construindo a história de forma a nos seduzir em cada detalhe citado. Não nos permite se quer uma distração. Impossível não ficar vidrado em sua narrativa. 
Em "A Mais Forte, Estruturada", adaptação do texto "A Mais Forte" de August Strindberg, com estrutura e direção de Márcio Zatta, o que se vê é um belo exemplar do teatro intimista e expressionista citado acima.
A peça conta a história de duas mulheres (Senhora X e Senhorita Y) que disputam o amor do mesmo homem. O interessante é que cada uma faz isto da sua forma. Enquanto a "Senhora X" usa de toda a sua forma expansiva e ativa lutando palmo a palmo pelo amor deste homem, tentando diminuir e humilhar a outra durante todo o tempo com palavras pesadíssimas, a "Senhorita Y" permanece calada, intacta, de forma passiva e em momento algum ataca a outra. Ao final o que se pergunta é quem é a mais forte da história? Qual o melhor caminho a se seguir pelo o amor de um homem? Atividade ou passividade? Na adaptação, o diretor acrescentou alguns textos sobre religiosidade e distúrbios que são falados no inícioda peça pelos atores ainda fora dos personagens, porém criando uma relação destes textos com os personagens ao longo do espetáculo.
Quando se entra no teatro o que se vê são atores em trabalho de concentração e aquecimento e uma série de adereços de cena espalhados pelo palco, dando uma idéia de que a peça será montada diante da platéia. Aos poucos os atores vão arrumando cenário e adereços em seus devidos lugares para darem início ao trabalho cênico. A partir daí o que se vê são atores muito bem preparados fisicamente e muito bem dirigidos em cena. Os atores Otto Caetano, Cinthia Travassos e Diego Sant' anna que interpretam a Senhorita Y são de uma precisão de movimentos dignos de uma parada militar chinesa. Apanhando objetos de cena como copos, garrafas, pedras e até alimentos todos ao mesmo tempo, sem nenhum erro se quer.  Além de sua expressõe faciais em relação ao texto serem identicas e também sincronizadas. As duas atrizes que interpretam a Senhora X imprimem momentos bem distintos para a personagem, no início Andréa Duat dá um tom de tranquilidade para personagem colocando bem o seu texto em cena, mas é quando a atriz Helen maltasch entra em cena que a peça ganha uma força cênica estrionica, numa mistura de texto perfeitamente bem colocado e sentido com um trabalho de expressão corporal invejável introduzindo passos de balet que deram uma beleza plástica para a cena pouco visto no teatro carioca. 
A concepção cênica do diretor Márcio Zatta é única e bem disposta cenicamente. E o que é ainda mais interessante é que um tipo de teatro ainda não visto por aqui, tem um estilo próprio, arrojado e corajoso. Os figurinos de Otto Caetano e do próprio Zatta são lindíssimos e dão um ar gótico as personagens. A luz de Diego Sant' anna é simples, funcional e privilegia o trabalho dos atores. A ambientação cênica é em cima do teatro minimalista de Grotowsk com pouco cenografia o que é ótimo para a movimentação cênica. 
Enfim, "A mais Forte, Estruturada" é um excelente trabalho de uma Cia. nova "O Teatro da Estrutura" que parece saber muito bem seu potencial e onde pode chegar.

6 comentários:

  1. REALMENTE A MAIS FORTE ESTRUTURADA, É UM TRABALHO, QUE EXIGIU DIAS DE ENSAIOS EXAUSTIVOS, MADRUGADAS EM CLARO E ETC...
    E AGORA ESTA AI PRA MOSTRAR QUE VEIO PARA FICAR, E APRESENTAR UM NOVO CONEITO DE TEATRO.
    É DIFERENTE, OUSADO, ENVOLVENTE.
    A CIA. DA ESTRUTURA ESTA DE PARABENS, POR ESTE EXCELENTE TRABALHO.
    ABRAÇOS.
    JULIANA BEZERRA.

    ResponderExcluir
  2. O teatro brasileiro estava precisando de um novo paradigma e acredito que em breve muitos atores estarão estudando o método zattiano de teatro.

    Parabéns a cia da estrutura!

    Luana

    ResponderExcluir
  3. Lindu!!!! Esse actor eh o melhor de tds os teatros! Um dia eu ainda vou assistir uma peca sua OTTO!!! bjus

    ResponderExcluir
  4. Bom ver que o esforço dessa Cia está sendo reconhecido e valorizado... PARABÉNS aos guerreiros do teatro!!!

    Abs... sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Ousadia criativa com talento!
    Expressão intensa na medida
    e na desmedida ,
    no trabalho das atrizes
    e dos atores bem dirigidos.
    Sucesso p vcs!
    Abç

    ResponderExcluir
  6. Achei maravilhoso o espetáculo,fiquei ligado do inicio ao fim os atores são maravilhosos

    José Carlos F Damasceno

    ResponderExcluir